Vinagre de Maçã – 6 Erros Ao Usar!

vinagre de maca

Hoje vou falar sobre os 6 principais erros que as pessoas cometem ao consumir vinagre de maçã. São erros que vejo amigos e pacientes cometerem e eu mesmo já cometi.

1 – Usar vinagre de maçã direto na boca

Esse é um erro grotesco, que pode diminuir o esmalte dos dentes e deve ser evitado principalmente por quem está em tratamento dentário ou clareamento, seja químico ou a laser, porque esses procedimentos deixam os dentes mais sensíveis.

Não é recomendável colocar vinagre direto na boca porque este é muito ácido. Um produto orgânico e não filtrado tem pH em torno de 3.3, o que é muito baixo para nossa boca. Se for um vinagre filtrado, claro e mais barato, o pH é menor ainda, entre 2 e 2,5.

2 – Anula dieta ruim

Muita gente pensa que vinagre de maçã compensa ou anula uma dieta ruim. Estou cansado de ver pacientes no consultório com hábitos alimentares inadequados, mas esperançosos de que os exames estarão bons por consumirem vinagre.

Isso é uma completa mentira. Quem come fast food, farinha e trigo, por exemplo, terá pouco benefício com a ingestão do vinagre de maçã.

3 – Gastroparesia

GastroparesiaGastroparesia = gastro (estômago) e paresia (parado). Apesar de melhorar o processo digestivo, o vinagre de maçã prolonga o tempo que o alimento permanece no estômago.

Se você ingere a substância e come algo em seguida, esse alimento ficará 15 minutos no estômago. O resultado? Uma sensação de empanzinamento.

Portanto, não é aconselhável para quem deseja comer mais, ganhar peso ou massa muscular. Por outro lado, é excelente para quem deseja comer menos porque aumenta o tempo de digestão.

4 – Cura câncer

Fala-se muito que vinagre de maçã diminui o crescimento do câncer. No entanto, não há estudos conclusivos quanto a isso em humanos, a maioria é preliminar e realizada principalmente em ratos.

O câncer é uma doença séria e não podemos ter afirmações tão banais sem estudos conclusivos. As investigações preliminares são otimistas nesse sentido, mas não devemos afirmar nada até termos estudos conclusivos em seres humanos.

5 – É rico em nutrientes

O vinagre de maçã é riquíssimo em vitamina C, fibras e complexo B? Não é bem assim. A maçã tem nutrientes, mas o vinagre, principalmente aquele mais barato, filtrado e vendido em garrafa de plástico, não apresenta benefício quanto a isso.

Não possui vitaminas, minerais, zinco, nem magnésio. Seu grande trunfo é o ácido acético, um ácido com dois carbonos fracos que promove uma série de vantagens na microbiota intestinal.

6 – Todo vinagre de maçã é igual

Todo vinagre de maçã é igual, então posso comprar qualquer um no supermercado? Idealmente, em relação ao ácido acético, sim. Entretanto, quanto aos demais proveitos, não.

O ideal é usar o produto comercializado em garrafa de vidro, que tenha resíduos no fundo e coloração marrom. Se ele for claro, significa que no processo de destilação foram perdidos benefícios das enzimas que facilitam a digestão.

O vinagre de maçã pode ser tomado de duas formas:

  • 1 colher de sopa diluída em 1 litro de água para consumo ao longo do dia;
  • 1 colher de chá diluída em 250 ml de água para ingestão entre 30 minutos a 1 hora antes da refeição.

Essas informações foram úteis para você? Então assine a minha Newsletter VIP para receber conteúdos parecidos com este. Entre no meu grupo no Telegram aqui, para estar sempre por dentro das informações de qualidade que a grande mídia não quer que você saiba.

Clique aqui e baixe o meu e-book gratuitamente. Ele possui a minha lista de compras pessoal, que uso no meu dia a dia, com as melhores opções e mais saudáveis.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.