Por que a mídia não fala da vitamina D3 e vitamina K2?

Vitamina D3 e vitamina K2

Hoje, vamos falar sobre dois suplementos que uso muito em minha prática diária e prescrevo há muito tempo que são: a vitamina D3 e a vitamina K2. Principalmente enquanto passamos por situações como a atual crise mundial, essas são duas vitaminas muito importantes e não podem faltar.

É muito comum que tenhamos deficiência dessas duas vitaminas ao mesmo tempo. Além disso, até pouco tempo atrás, achava-se que a D3 se tratava de uma vitamina. Atualmente, há uma corrente na Medicina que acredita ser um hormônio. Já a vitamina K2, não era sequer conhecida, apenas a K1, ligada à coagulação do sangue.

Vitamina K2 e a absorção pelo intestino

São vitaminas desconhecidas pela comunidade médica e mais ainda da comunidade leiga. A vitamina K1 é filoquinona e a vitamina K2 é a menaquinona. A microbiota intestinal de alguns animais, principalmente os ruminantes, conseguem transformar a vitamina K1 presentes na grama, nos vegetais, em vitamina K2 e irá para a sua carne, mas nós, seres humanos, não temos a capacidade de fazer essa transformação.

Animais ruminantes

Como podemos absorver a vitamina K2

Vitamina K2Então, para consumirmos esse tipo de vitamina, precisamos retomar o hábito de comunidades ancestrais, que consumiam, basicamente, alimentos derivados de animais, como fígado, gema de ovo, ou mesmo alimentos fermentados, que são os mais ricos em vitamina K2.

Por isso, no mercado, os bovinos que só comem grama verde e não engordam por meio de ração, têm o valor aumentado. Algumas raças na Nova Zelândia, por exemplo, são vendidas para todo o mundo, por conta dessa dieta de capim verde, rica em vitamina K2.

Um dentista chamado Weston Price foi o responsável por descobrir essa vitamina, ao pesquisar em países ancestrais o motivo de alguns problemas dentais não serem resolvidos apenas com tratamento.

A dentição dos ancestrais, como maoris, esquimós, enfim… era perfeita, por conta da alimentação.

Os netos desses povos começavam a se relacionar com a comida industrializada da cidade e apresentavam mandíbula afiada, imunidade baixa, alergias, enfim. O tal fator X, como denominado pelo estudioso, foi posteriormente classificado como a vitamina K2.

Como ocorre a absorção da vitamina D3

Vitamina D3A vitamina D3, através da radiação ultravioleta emitida pelo sol, entra em contato com o colesterol da pele e transforma em calciferol, que vira uma pré vitamina D. Depois de absorvido, vai para o fígado, é hidroxilado por uma enzima e vira 25 hidroxicalciferol, que é outra pré-vitamina D e então, no rim, se transforma em vitamina D.

Esse processo é muito importante para a nossa imunidade que nossas células do sistema imune têm a enzima que insere a última hidroxila. O sistema imune utiliza esse complexo de vitamina D e ativa para produzir as suas armas de defesa contra o agente infecciosas, como bactérias, vírus, fungos, enfim.

Importância da vitamina D3

Uma das armas é a catelicidina, que é um antibiótico natural, produzido quando as células são ativadas pela vitamina D. Ela tem atividade antibacteriana e antiviral. Vi estudos nos quais a vitamina diminui a frequência de infecções respiratórias.

Durante uma pandemia de infecção respiratória, quem está com a vitamina D, possui um menor risco de contaminação. Vimos muitos jornais falando mal da vitamina D, mas acredito que é uma das vitaminas mais importantes para a nossa saúde.

Até pouco tempo atrás, problemas como tuberculose eram tratados com banho de sol, pessoas iam para os solários, para tomar banhos de sol e absorver vitamina D, para combater.

A produção de catelicidina traz o matrófago. Ela dá sinal ao corpo de que há invasões, traz, então, aumento de quimiotaxia, enviando macrófagos para a região afetada.

Além de aumentar a permeabilidade vascular para que as células de defesa cheguem para região que precisa, aumenta também a capacidade de fagocitose, que é a capacidade de “abraçar” o vírus e eliminar esse tipo de ameaça.

Também ajuda a produzir a beta defensina, que age na membrana do vírus encapsulado, como o coronavírus, os quais possuem uma membrana que segura o DNA.

Com a produção dessa célula de defesa, que faz pequenas lesões na parede do encapsulamento do vírus, o deixando mais vulnerável, diminui a capacidade de multiplicação dos vírus.

Vitamina D3 e vitamina K2

É muito importante saber que a vitamina D3 tem uma ação sinérgica com a vitamina K2. Isso significa que uma aumenta a ação da outra. Devemos associar as duas, porque temos mais efeito, adquirindo não apenas imunidade, mas prevenção de doenças cardíacas, ativação de proteínas, evitando calcificação de artérias.

Arteria doente

A vitamina K2 ativa osteocalcina, proteína do osso, que colabora para fixar os minerais nos ossos. Por isso também é importante associar essas vitaminas, para evitar efeitos colaterais do excesso de vitamina D3, que aumenta a absorção de cálcio no intestino e a deposição dele nas artérias.

Quem não tem na alimentação ou não usa o suplemento que de vitamina K2, absorve o cálcio pelo intestino, nos ossos e produz vitamina D ativa. Muito cálcio, então, a vitamina K2 aumenta a inteligência do corpo e coloca cálcio onde deveria estar, tirando dos tecidos moles, entre outros e passando para os ossos.

Pessoas idosas encurtadas, com poucos movimentos, com dores no tendão, enfim, estão com muito cálcio, precisam de vitamina K2. Uma dieta rica em vitamina K2 ajuda no menor índice de osteoporose. Usar cálcio sem vitamina D3 e K2 pouco adianta para diminuir osteoporose.

O ideal é usar a vitamina D3 lipossolúvel junto com a vitamina K2 lipossolúvel. Preferencialmente a dissolução não seja em óleo de soja, algo que faça mal, mas em outra substância mais saudável.

Hoje, já encontramos lançamentos nacionais que trazem esse tipo de suplemento diluído em compostos de forma mais saudável.

Como vimos, são duas armas poderosas, o ideal é usar os dois junto, diluídos em óleo. A vitamina D3 e a vitamina K2 são ótimas aliadas para saúde. Tomar o sol próximo com altas incidências de ultravioleta também ajuda na formação da vitamina D.


Gostou deste conteúdo? Entre do meu grupo no Telegram aqui, para estar sempre por dentro das informações de qualidade que a grande mídia não quer que você saiba.

Clique aqui e baixe o meu e-book gratuitamente. Ele possui a minha lista de compras pessoal, que uso no meu dia a dia, com as melhores opções e mais saudáveis.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.