All Vibration Body (Whole Body Vibration)

O Que São As Vibrações?

 

vibrações

 

As vibrações são oscilações físicas ocorridas de forma regular ou não em um intervalo de tempo. Tais vibrações podem ser aplicadas ou em partes específicas do corpo ou, de certa forma, no corpo como um todo e, assim, com a finalidade de estimular tecidos para fins recuperativos.

 

Essas vibrações também podem ser aplicadas para induzir condicionamento muscular, de modo que haja uma indução à contração dos músculos por meio das vibrações com o fito de emular um exercício físico . 

 

As vibrações são realizadas ao submeter o indivíduo sob uma plataforma que realiza dois tipos de movimento: um movimento é de oscilação vertical, para cima e para baixo; e um movimento alternado lateralizado focalizado no torque rotacional, ou seja, um movimento onde se tem um eixo, o fulcro, e os movimentos são feitos dos lados esquerdo e direito do fulcro de forma sucessiva, similar a uma gangorra. 

 

Onde Surgiu a Ideias Das Vibrações?

 

A ideia de aplicar vibrações mecânicas foi ventilada, primeiramente, no século XIX. Diversas fontes citam JM Granville, Gustav Zander e o Dr. John Harvey Kellogg como os pioneiros dessa prática.

 

De início, as vibrações foram idealizadas para servirem a fins terapêuticos, hoje em dia, também tem aplicações no âmbito dos exercícios físicos. 

 

Terapia De Vibração

 

Sobre o seu potencial terapêutico, a terapia de vibração parece ter utilidade para várias condições clínicas como fibromialgia, dor lombar, doença pulmonar obstrutiva crônica, artrite reumatóide, osteoporose, sarcopenia e esclerose múltipla leve .

 

As vibrações também são aplicadas no âmbito da fisioterapia, uma vez que estimulam tecidos para que se recuperem de alguma lesão. 

 

 

 


Evidências Na Literatura

 

As evidências na literatura que versam sobre, apesar de serem demonstrada por diversos estudos, são inconclusivas. Um dos motivos para tal inconclusividade são as diferenças significativas das amostras, aplicação técnica da vibração, diferenças nas frequências e magnitudes das vibrações; e outros detalhes do regime de treinamento. Além disso, a aplicação da vibração não parece ser superior ao tratamento convencional. 

 

Para saber sobre esse e mais conteúdos, acesse o link e entre na comunidade RedPill – https://drvitorazzini.com.br/redpill/

 

 As Vibrações Também São Usados

 

As vibrações também podem ser usadas com o intuito de promover performance esportiva, recuperação e melhoria musculares. Também, apresentam-se como uma alternativa de exercícios para pacientes debilitados e hospitalizados, uma vez que as plataformas ocupam pouco espaço e necessitam apenas de energia para funcionarem.

 

O mecanismo suposto para a realização de trabalho muscular consiste na possibilidade de que as vibrações rápidas forcem os músculos a contraírem em reação a elas, promovendo uma forma de exercício.  

 

Nas sessões de treinamento, os indivíduos se estabelecem acima da plataforma e realizam movimentos em que os músculos realizem trabalho. Na  literatura, os exercícios acompanhados de vibração não parecem ser superiores aos métodos de exercícios tradicionais a respeito da propiciação de hipertrofia e força.

 

No entanto, as vibrações podem ser usadas em combinação com o método tradicional tanto para uma possível busca por força e hipertrofia quanto como subterfúgio de auxílio para recuperação muscular. Também parecem ser úteis para aumentar o equilíbrio e melhoramento postural. 

 

 

Outros Efeitos Da Vibração

 

Outros efeitos notados com as vibrações são o relaxamento e alívio do estresse. Em locais públicos como shopping centers, há cadeiras massageadoras que realizam vibrações e, os indivíduos que usam, notam um certo alívio do estresse e relaxamento muscular. Os efeitos são similares aos provocados pelas massagens tradicionais. 

 

Para saber sobre esse e mais conteúdos, acesse o link e entre na comunidade RedPill – https://drvitorazzini.com.br/redpill/

 

REFERÊNCIAS

 

  1. Sciencedirect.com. 2021. Whole Body Vibration – an overview | ScienceDirect Topics. [online] Available at: <https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/whole-body-vibration> [Accessed 15 May 2021].
  2. Fanous S. What is Vibration Therapy? [Internet]. Healthline. 2016 [cited 15 May 2021]. Available from: https://www.healthline.com/health/vibration-therapy
  3. Deeley E. Whole-Body Vibration Therapy: Everything You Need to Know | Psychreg [Internet]. Psychreg. 2020 [cited 20 May 2021]. Available from: https://www.psychreg.org/whole-body-vibration-therapy/
  4. Thompson W, Yen S, Rubin J. Vibration therapy: clinical applications in bone. Current Opinion In Endocrinology, Diabetes and Obesity [Internet]. 2014 [cited 15 May 2021];21(6):447-453. Available from: https://journals.lww.com/co-endocrinology/Abstract/2014/12000/Vibration_therapy__clinical_applications_in_bone.4.aspx
  5. Gloeckl R, Heinzelmann I, Kenn K. Whole body vibration training in patients with COPD. Chronic Respiratory Disease [Internet]. 2015 [cited 15 May 2021];12(3):212-221. Available from: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1479972315583049

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.