Como saber se meu cérebro está bom?

Cérebro

Você sabia que o cérebro tem apenas 5% do nosso peso? Porém, consome cerca de 25% da nossa energia?

Apesar de estar preso em nossa calota craniana, o cérebro tem um mecanismo tão complexo de vasos que é muito difícil ocorrer a oclusão de algum deles. Isso ocorre graças ao Polígono de Willis, capaz de nutrir nosso cérebro por completo.

As partes do cérebro

Cérebro trinoDentro de nossa calota craniana, possuímos três cérebros, cada um com uma complexidade e uma função diferente. São eles:

  • Reptiliano – responsável pelas funções básicas como respiração, reflexo do olho, batimento cardíaco.
  • Límbico – responsável pela memória, pelas emoções e comportamentos sociais.
  • Neocórtex – responsável pelo raciocínio e outras funções mais sofisticadas, que diferenciam o ser humano dos outros animais.

O cérebro possui cerca de dez bilhões de neurônios, mas não é isso que o torna tão complexo, e sim a quantidade de conexões entre eles.

Então, um único neurônio tem capacidade de fazer cerca de dez mil conexões nervosas. São inúmeras possibilidades. Por isso é importante cuidar de nosso cérebro.

Exames para medir a função cerebral

função cerebral

A fim de saber como anda a sua função cerebral, existem alguns exames que você pode fazer, seja junto a seu médico ou pelo SUS.

O primeiro deles é o exame de homocisteína. Essa molécula apresenta relação com as reservas de vitamina B6, B9 e B12. Quando o número está muito alto, é perigoso, assim, acima de sete, é sinal amarelo. A homocisteína pode aumentar o risco de doença cardiovascular, AVC, câncer e, principalmente, diminui a capacidade cognitiva.

A insulina é outro exame importante de ser feito com frequência, afinal, a resistência de insulina, além do diabetes, afeta o cérebro, contribuindo para o desenvolvimento do Alzheimer. Uma alimentação rica em carboidrato, complexo ou refinado, aumenta esse hormônio, produzido pelo pâncreas. Com o tempo ele acaba inflamando nosso corpo e nosso cérebro.

O 3º exame é o beta-hidroxibutirato. Esse corpo cetônico pode ser medido em aparelhos simples, com um pequeno furo no dedo. O ideal é que o nível esteja acima de 0,5 milimol/L. Através de uma dieta baixa em carboidrato, através de jejum e prática de atividade física rotineira, você consegue aumentar a presença dessa substância.

Outro exame importante é o teste genético para Alzheimer, pelo gene APOE4. Pessoas que possuem o APOE4 têm uma maior chance de desenvolver Alzheimer. Por isso é muito importante fazer um exame genético, para saber como está sua situação neste gene.

Suplementos para o cérebro

Existem alguns suplementos que você pode ingerir para otimizar sua função cerebral.

suplementos para o cérebro

• Ômega 3 – Bastante conhecido, o ômega 3 ajuda bastante o cérebro. A recomendação é para tomar ômega 3 de boa qualidade, que tenha grande proporção de DHA, um ácido graxo muito importante para nosso organismo.

• Vitaminas B6, B12, B9 – As três vitaminas do complexo B atuam para baixar a homocisteína. Com isso sua saúde cerebral também melhora.

• Vitamina D3 e Vitamina K2 – É importante aliar o uso dessas duas vitaminas. A vitamina D3 é a vitamina do sol, absorvida através dos raios solares. Caso você não consiga se expor à luz solar, seu uso pode ser recomendado. Entretanto, ao usar essa vitamina você aumenta a absorção de cálcio. Para você não se intoxicar de cálcio, não o acumular nos vasos ou no cérebro, é importante associar ao uso da vitamina K2.

• Coenzima Q10 – É um suplemento importante para a energia cerebral. É um pilar fundamental da nossa nutrição. Está relacionada à nossa mitocôndria, organela que produz energia em nosso corpo.

Ervas naturais e remédios da natureza

Além dos suplementos, você encontra algumas ervas importantes para manter o cérebro saudável.

ervas naturaisA Bacopa Monnieri é uma dessas. Você pode mandar fazer em uma farmácia de manipulação. É recomendada a quantidade de 250 ml, duas vezes ao dia. É excelente porque aumenta a concentração de acetilcolina no cérebro, um importante neurotransmissor de nosso corpo.

Para relaxar em situações de estresse ou se animar quando estiver se sentindo devagar, a Rhodiola Rósea é a erva indicada. Ela adapta o corpo e ajuda o cérebro em situação de estresse e ansiedade. Foi descoberta pelos soviéticos e ajudou seus soldados na guerra.

Outro produto muito bom, que você provavelmente tem em casa, é a canela. Pode ser em pó. Ela é muito poderosa para baixar a insulina. Pode colocar no café ou com banana, por exemplo. Basta ¼ de colher de chá para obter seus benefícios.

Para além destes produtos, existem os chamados remédios da natureza de Deus. Dois deles são fundamentais para cuidar de seu cérebro: o sono e a atividade física, principalmente musculação.

O sono de qualidade é fundamental. Por isso tente dormir cedo, com pouco barulho e no escuro. Tente meditar para relaxar antes de dormir também.

E para melhorar sua inteligência, seu cérebro, nunca pare de estudar e aprender coisas novas.

Por isso entre no meu grupo do Telegram aqui, para receber conteúdos inéditos.

Clique aqui para baixar o meu e-book gratuitamente e livre-se das dores crônicas que lhe incomodam.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.