Aveia – três razões para você parar de comer!

Aveia

Muitas pessoas acham que a aveia faz muito bem e que ela é um alimento saudável, que emagrece e traz diversos benefícios. Mas, esse é um mito que existe em diversos outros alimentos também.

A verdade é que os benefícios diretos são poucos. Os maiores benefícios vêm da troca que a pessoa faz ao ingerir esse tipo de alimento. Ela deixa de comer alimentos como adoçantes, açúcares e refrigerante, por exemplo. Afinal, de você tirar da dieta aquilo que é pior, já vai sentir melhoras na sua saúde.

Agora, ela por si só, traz pouco benefício. O único que podemos trazer é uma substância chamada Beta-glucana. Ela é uma substância que melhora a sensibilidade à insulina, fator bastante positivo.

Tipos de aveia

tipos de aveia

Farinha de aveia, farelo de aveia, floco de aveia. Existe até farinha de aveia com sabor. Qual a diferença?

Bom, a farinha com sabor você pode descartar desde já, pois tem adoçantes, corante e conservantes.

As demais são processadas. Isso porque, nós, seres humanos, não conseguimos comer ela de forma fácil, porque possui uma casca muito dura. Para ser ingerida, ela requer um mínimo processamento que seja, para que possa cair essa carapaça que protege essa semente dos predadores.

Seus antinutrientes fazem mal ao organismo

A aveia possui seus próprios antinutrientes. Três deles são importantes de evitar ingerir:

  1. Ácido fítico: Essa substância impede a absorção do magnésio, zinco e ferro pelo organismo. Então, ter índices baixos nesses nutrientes pode ter relação com a aveia, se você faz o consumo desse produto.
  2. Lectina: A lectina causa irritação na parede do seu intestino, fazendo blocos, buracos na parede do intestino. Como resultado, esses buracos fazem com que pessoas com pré-disposição a doenças autoimunes possam desenvolvê-las.
  3. Avenina: É uma proteína existente na aveia. Ela é altamente inflamatória. Gruda na parede do intestino, como se fosse uma cola e isso impede a absorção de nutrientes. Pode causar inchaço nas pessoas, principalmente na barriga.

Aveia não é boa para a saciedade

Em termos de saciedade, um dos argumentos usados em favor da aveia, ela deixa bastante a desejar. A aveia possui somente 12% de proteína, ou seja, muito pouco para causar saciedade.

A maior parte dela é composta por amido, um carboidrato de rápida absorção. Cerca de 73% da aveia é composta por ele. O amido acaba facilitando a alimentação das bactérias ruins em seu intestino, por isso que a aveia não é interessante, em termos de poder de nutrição.

Muito útil para a pecuária

Uma das funções da aveia é a de engordar o gado. Quando ele está no período semi-intensivo da pecuária, ele é colocado em um ambiente confinado. Geralmente, os produtores colocam não só a aveia, mas também milho e soja para poder engordar o animal rapidamente.

Dica extra: como preparar o feijão

Uma dica que vou deixar é para quem gosta das leguminosas, como o feijão. Porque ele também possui dos mesmos antinutrientes da aveia.

Para comê-lo com mais benefícios, deixe-o de molho por pelo menos 12 horas. Depois, troque essa água e cozinhe o feijão na panela de pressão. Dessa forma a alta temperatura vai amenizar a quantidade de lectinas da casca do feijão. Depois disso, é só saborear.


Gostou do artigo? Deixe seu comentário! Entre do meu grupo no Telegram aqui, para estar sempre por dentro das informações de qualidade que a grande mídia não quer que você saiba.

Clique aqui e baixe o meu e-book gratuitamente. Ele possui a minha lista de compras pessoal, que uso no meu dia a dia, com as melhores opções e mais saudáveis.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.