Vitamina K2 – O que acontece com seu corpo?
A vitamina K2 é uma das mais importantes para o nosso organismo, a principal função dela é ajudar no direcionamento do cálcio para os ossos. Portanto o intuito desse texto é que você conheça mais sobre essa poderosa vitamina.
Hoje a maior parte da população no mundo tem deficiência de vitamina K2, porque as pessoas não conhecem e muito menos sabem que podem suplementar. Além disso os próprios médicos acabam estando desinformados, acham que para prevenir a osteoporose tem que se usar apenas o cálcio.
Alguns estudos de metanálise foram publicados, inclusive no The British Medical Journal, lá na Nova Zelândia, em que o Dr. Bauland publicou um estudo, mostrando que suplementar apenas com cálcio para prevenir a osteoporose não tinha nenhum efeito na prevenção da osteoporose. A grande sacada é que para você proteger os ossos você tem que pensar em usar vitamina K2.
Atenção para não confundir com vitamina K1. Quando o seu médico quer afinar o seu sangue, ele usa por exemplo, varfarina ou cumarínico, um remédio que inibe a vitamina K1 e com isso afina o seu sangue.
Inibindo a vitamina K1, o seu sangue tem maior dificuldade de coagular, e caso você tenha um cortezinho, é difícil estancar o sangue.
Descoberta
A pessoa que descobriu a vitamina K2, o pioneiro nisso, foi um dentista, o Dr. Weston Price. Ele era muito rico, viajou o mundo a fim de observar a dentição de povos que viviam comendo de forma ancestral, comiam vísceras, comiam folhas. Surpreendentemente ele notou que esses povos tinham uma dentição perfeita, não tinham cáries, tinham mandíbula larga, quadrada, o rosto bonito.
Além disso, ele observou os seus descendentes, as pessoas com a mesma genética, mas que se mudaram para as cidades. Ele notou que não apenas os dentes estavam piores, apinhados, acavalados, tinha mandíbulas finas, como também a saúde estava pior, viviam com alergia, ossos fracos e desenvolviam osteoporose e diabetes.
Um dos motivos que o Dr. Weston Price viu é a deficiência de um fator, que foi chamado de fator X. Depois de alguns anos os médicos descobriram que esse fator X, é a na verdade a vitamina K2.
Em quais alimentos você encontra a vitamina K2?
Alimentos fermentados da soja, que a população japonesa come muito. Legumes fermentados, como por exemplo, o chucrute, que é o repolho, ou o quiche, ou mesmo a alga fermentada, que é o kombucha, ou mesmo fungos e bactérias, que é o kefir.
Esses alimentos derivados de fermentados, principalmente da soja ou legumes, são riquíssimos de vitamina K2, que são produzidos, adivinha só, por bactérias, que nós não somos capazes de produzir.
A vitamina K2 está presente também em animais ruminantes. Como:
- Boi;
- Carneiro;
- Cabra;
- Animais que comem grama;
- Até a galinha, que come em um ambiente solto, ela come grama, insetos, minhoca.
Esses animais ruminantes eles comem vegetais verdes escuros, que contém vitamina K1. As bactérias que estão no intestino deles transformam, metabolizam essa vitamina K1 e adicionam diversos grupos de radicais carboxilas, por fim essa vitamina K1 vira vitamina K2.
Então, se você come carne de animais ruminantes, que comem grama, comem fígado, que é riquíssimo em vitamina K2, ou come gema de ovo de galinhas soltas, que é riquíssima em vitamina K2, ou até mesmo fermentados, você consegue ter na sua alimentação a vitamina K2.
Mas eu não gosto de comer essas coisas, prefiro usar suplemento!
Uso como suplemento
A melhor forma de você suplementar a vitamina K2 é através da menaquinona-7, porque ela tem uma meia vida mais longa, ela dura até três dias e consegue atravessar o fígado com mais facilidade.
Muitas vezes, o fígado atrapalha, ele metaboliza. Sempre que você usa a vitamina K2 você precisa usar uma tríade.
O magnésio é importantíssimo e sem o magnésio você não consegue manter uma saúde óssea, é o mais importante dos minerais que você pode consumir. Ele é fundamental para manter o seu gasto calórico, quando você está fazendo exercício físico, você precisa queimar energia e principalmente queimar gordura, é o magnésio que faz isso. Ele estabiliza a molécula GTP e é fundamental para pessoa com osteoporose.
Qual magnésio? Eu prefiro um blend que tem logo três em um, é o magnésio citrato com mais dois tipos de magnésio quelado, o dimalato e o glicina.
O citrato é um sal de magnésio. O glicina é bom para acalmar o cérebro, neurotransmissores que acalmam, melhora insônia. Já o dimalato tem ação muito boa na energia, na produção energética e em fibromialgia.
A tríade
Se você for usar vitamina K2, você tem que usar junto com magnésio e vitamina D3, que você pega no sol. Portanto, se você pegar 20 minutos de sol por dia, com a pele exposta, você consegue produzir cerca de 10.000UI por dia. Caso você não consiga pegar esse sol, sol forte de meio dia, eu recomendo que você use algum tipo de suplemento com vitamina D3.
Como no Brasil, a Anvisa não permite venda de vitamina D3 com mais de 2.000UI, eu recomendo manipular com pelo menos 10.000UI. Com a vitamina K2 é a mesma coisa, a Anvisa não permite venda com uma boa quantidade.
À medida que a gente envelhece, vamos perdendo elasticidade em todo o corpo, vamos ficando “duros”. Isso ocorre porque esse cálcio está onde não deveria, nos tecidos moles, nos vasos, nos músculos, até mesmo no cérebro, na glândula pineal.
O grande benefício da vitamina K2 é justamente redistribuir e liberar para que possa ter elasticidade esses órgãos, os músculos, os vasos, o cérebro. É a vitamina K2 que faz isso, não é o cálcio sozinho.
Ela consegue estimular dois genes, o MGP e a osteocalcina, que é uma enzima que mantém o cálcio no osso e o MGP envia o cálcio de onde não deveria, então, através dessas enzimas, ela coloca o cálcio onde deveria, que são nos ossos e no esmalte do dente, que fica forte.
Além disso, tem estudos do Dr. Bauland, que mostrou que a vitamina K2 está associada a uma redução de 30% em casos de calcificação da coronária, de doenças cardiovasculares.
Então, é muito importante, caso você tenha histórico de doença cardiovascular, osteoporose, acúmulo de cálcio na coronária, na carótida, é importante você usar vitamina K2, magnésio e vitamina D3.
Se você gostou desse post, eu vou deixar uma lista de compras em que eu divulgo um material exclusivo para quem quiser baixar. É de graça e está aqui disponível aqui.
Aproveite e entre do meu grupo no Telegram aqui, para estar sempre por dentro das informações de qualidade que a grande mídia não quer que você saiba.