Sintomas de Baixa Testosterona no Homem

Hoje eu quero falar de alguns sinais da diminuição da testosterona. Falarei especificamente dos sinais mais frequentes no homem. Se você é mulher, preste atenção, pois poderá notar alguns sinais ou sintomas no seu marido ou namorado, e é muito importante procurar ajuda profissional.

1. Diminuição da ereção matinal

A sua testosterona é liberada em pulsos no seu corpo, e geralmente o maior pulso é liberado de madrugada, em torno das 4 e 5 horas da manhã, um pouco antes de acordar.

O efeito é o enchimento vascular no pênis, por isso que você acorda muitas vezes com a ereção matinal.

2. Diminuição da libido

Se você está com níveis baixos de testosterona, seu desejo sexual está muito menor e sua potência da ereção está diminuído. Ou seja, você tem uma ereção menor e a duração está diminuindo. A ereção pode ser normal, mas ela dura muito pouco.

3. Diminuição da ejaculação

Diminui tanto a capacidade de ejacular quanto a quantidade de sêmen. Isso porque a testosterona é muito importante para a vesícula seminal produzir o sêmen que sai junto com espermatozoides.

4. Diminuição de massa muscularbaixa testosterona

A testosterona é um hormônio altamente anabólico. Ela estimula o crescimento de massa muscular e é lipolítico: quebra gordura para gerar energia através. Se você tem pouca testosterona, a sua produção de massa muscular está diminuindo.

5. Acúmulo de gordura

Por consequência você começa a acumular mais gordura no seu corpo. Então aquela barriguinha que você não tinha começam a surgir, e fica cada vez mais difícil, mesmo treinando na academia, diminuir gordura corporal

6. Ossos com osteopenia

Homens e mulheres com baixos níveis de testosterona têm mais chance de osteoporose. Isso facilita fraturas, a diminuição dos corpos vertebrais e desidratação dos discos vertebrais. Muitas vezes o homem começa a perder altura e ter a curvatura da coluna inclinada pra frente.

7. Alteração no humor

A testosterona tem receptores para um hormônio em grande quantidade numa área do cérebro chamado hipocampo. Essa região é muito importante para controlar o seu humor. Homens que estão ficando rabugentos ou sofrendo de ansiedade ou depressão precisam medir os níveis totais de testosterona.

8. Falta de memória

Homens irão ter mais dificuldade de aprendizado, para aprender uma língua nova, fazer uma tarefa que antes considerava mais fácil, encontrar alguma coisa. Se sua memória está diminuindo, é importante verificar os níveis de testosterona.

Entre no meu grupo do telegram aqui.

9. Falta de energia

A testosterona é o hormônio diretamente ligado à produção de energia. Quando ela diminui a geração de energia, seu metabolismo diminui, então você tem mais cansaço, tem sono à tarde e depois das refeições. Parece que você não dorme o suficiente, pois piora a qualidade do seu sono.

10. Aumento das placas de ateroma

A testosterona é muito importante para a dilatação das artérias coronárias, que levam o sangue para nutrir seu coração. A diminuição da testosterona está associada à formação de placa nas artérias.

11. Problemas na próstata

Muita gente acha que a testosterona alta aumenta o risco de hiperplasia prostática, mas muitas vezes não é isso que ocorre. Estudos mostram que homens com testosterona baixa têm formas de câncer mais agressivas.

Baixe meu e-book gratuitamente onde eu coloco uma lista de compras aqui.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.