Qual importância da Coenzima Q10?

Hoje vamos falar sobre um assunto muito relevante que, inclusive, muitos médicos me perguntam sobre: é importante e fundamental eu usar Coenzima Q10? Essa e muitas outras perguntas eu vou responder ao longo deste conteúdo. Lembre-se de que esse texto é com o intuito de informação e não tem o objetivo de uma substituição de uma consulta médica com um médico.

Coenzima Q10 e a sua importância

MitocondriasA Coenzima Q10 é uma molécula que o nosso corpo produz e compõe a superfície da mitocôndria. Por outro lado, a mitocôndria é a casa de força da nossa célula e é lá que o nosso corpo produz energia.

É um dos suplementos mais importantes, principalmente para quem usa remédios para colesterol, pressão arterial, diabetes e alguns antidepressivos. Sendo, neste caso, o uso de Coenzima Q10 como quesito obrigatório.

Sintomas de quem precisa suplementar

Se você conhece alguém que toma algum destes remédios e apresenta os seguintes sintomas:

  • Falta de memória;
  • Falta de atenção;
  • Dor muscular;
  • Cansaço;
  • Falta de energia.

Principalmente se essa pessoa não sentia isso anteriormente, antes de iniciar algum desses medicamentos e também não tem uma alimentação ou a ingestão de suplementos de qualidade, isso pode ser indicadores de deficiência de Coenzima Q10.

Ciclo de produção de Coenzima Q10 no corpo humano

Estrutura mitocondrialO nosso corpo, até os 30 anos tem produção regular e suficiente de Coenzima Q10, entretanto, depois desta idade, a produção tem baixa e quando se tem 50, 60, 70 anos, ela pode não ser mais suficiente, principalmente se você manteve uma alimentação desregrada e pobre em nutrientes.

O uso dos medicamentos que citamos acima ajudam a acelerar a redução da produção de Coenzima Q10 e faz com que o corpo não produza energia suficiente.

Benefícios da suplementação

Depois que eu comecei a ingerir a suplementação de Coenzima Q10, de fato senti algumas diferenças. Então, em apenas 3 meses esses benefícios já eram percebidos fortemente:

  • Melhora do raciocínio;
  • Velocidade de tomada de decisões aumenta;
  • Aumento da energia e disposição pós almoço;
  • Facilidade de você despertar de manhã com mais disposição e energia.

Vale lembrar que esse suplemento não é um termogênico ou pré-treino. Você não conseguirá sentir esses sintomas de melhora da noite para o dia, você precisa ter um consumo regular de pelo menos um mês para que possa notar diferenças.

Um ponto muito importante

Relato aqui um problema enfrentado para quem usa o suplemento de Coenzima Q10. É bem comum que os suplementos disponíveis na internet tenham pouca absorção, cerca de 2 a 3%.

Por isso, você tem que tomar o cuidado ao comprar um suplemento de Coenzima Q10. Busque pelo menos 5% de absorção.

Outra dica importante é: se você usa em pó a absorção é muito baixa. Sempre que você for buscar por uma fonte para suplementar a Coenzima Q10, busque por:

  • Opção micronizada, ou seja, em pequenos grânulos, o que melhora a capacidade de absorção pelo seu intestino;
  • Opção com o Ubiquinol na fórmula e não Ubiquinona. Visto que, quando é Ubiquinona o seu corpo tem que transformar para Ubiquinol, o que perde a capacidade de absorção.

Gostou deste conteúdo? Entre do meu grupo no Telegram aqui, para estar sempre por dentro das informações de qualidade que a grande mídia não quer que você saiba.

Livro lista de comprasClique aqui e baixe o meu e-book gratuitamente. Ele possui a minha lista de compras pessoal, que uso no meu dia a dia, com as melhores opções e mais saudáveis.

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.