Como Melhorar o Sono Naturalmente

Um sono de boa qualidade é uma das variáveis mais importantes na busca por uma maior concentração, longevidade e performance.
Vou citar aqui algumas estratégias que uso para que consiga dormir com mais facilidade.
  • ingira gorduras antes de ir pra camaabacate
Gordura é um combustível de longa duração para seu cérebro. Manteiga ghee, óleo de coco e banha de porco são ótimas opções, mas o abacate continua sendo meu alimento de escolha durante a noite. Rico em zeaxantina, gorduras mono e poliinsaturadas ele mantém meu estomago saciado antes de ir pra cama.
  • evite proteínas de difícil digestão
A carne vermelha, ou o próprio suplemento caseína exigem muito de nosso metabolismo para que sejam digeridos. Antes de dormir prejudicam a profundidade de nosso sono REM.
  • evite a luz branca de eletrônicosmelatonina
Eletrônicos emitem a luz de cor branca, que dentre todas as cores que a compõe, está a de frequência azul. E daí Dr. Vitor? A luz de frequência azul age na glândula pineal inibindo nossa produção natural de melatonina. Bastam 5 minutos olhando pra tela de seu celular que sua melatonina estará bloqueada pelas próximas 4 horas. Como eu, Vitor, não consigo evitar mexer no celular, prefiro usar estes óculos blue blocker. Escrevi sobre isso em outro post.
  • evite exercícios pesados antes de dormir
Você não deve se exercitar por pelo menos 2 horas antes do horário de dormir. Isso porque o exercício eleva seus níveis de cortisol e energia, prejudicando e muito sua capacidade de pegar no sono.
  • reduza seus níveis de cortisol
Suplementos como ashwagandha, técnicas de respiração como Arte de Viver, pranayama ou até meditação ajudam nesse ponto.meditação
Além disso, é importante que você saiba que existe uma segunda “onda” noturna de cortisol. Ela ocorre geralmete após as 23 hs. Se você optar por ficar acordado após esse horário pode ser que pegue uma carona nela, e acabe ficando acordado até a 01 ou  02 da manhã.
Como eu tenho facilidade para pegar no sono, uso apenas os óculos blueblocker, ingiro gorduras saudáveis e não me exercito próximo das 21 hs. Faço meditação, mas não é antes de dormir, e sim ao acordar.
Espero ter ajudado!

Sobre o autor | Website

Sou médico, empresário e apaixonado por saúde. Nasci em uma família de médicos e aprendi desde cedo a questionar o status quo. Me formei em 2011 pela Faculdade de Medicina da UERJ, tirei dois títulos em duas especialidades médicas diferentes em menos de 5 anos de formado e criei junto com meu irmão, Dr. Gabriel Azzini, o programa Homem Super Saudável. Hoje tenho um dos principais podcasts do Brasil, mais de 2.000 mil alunos e centenas de milhares de seguidores no Youtube, Instagram e Podcast. Minhas obsessões incluem células tronco, terapias de crescimento capilares, modulação hormonal, jejum intermitente e suplementação regenerativa.

Receba o PDF Gratuito: Lista de Compras Super Saudável

Seu email está protegido. Ao se cadastrar você receberá meus emails semanais com dicas de documentários e suplementos.