Sono Dr. Vitor Azzini

Luz Azul X Melatonina

 

O sono é um dos pilares da saúde. Poucas horas dormidas está associada a doenças cardíacas, diabetes tipo 2, depressão e até câncer. É também um dos maiores fatores de risco para obesidade. (1, 2, 3 e 4). Saiba neste artigo porque controlando a sua própria melatonina você irá ser capaz de melhorar seu sono.

Antes do advento da luz artificial, o sol era a principal fonte de luz, e as pessoas passavam a noite em relativa escuridão. Hoje, em todo o mundo, as pessoas passam as noites em contato com iluminaçao artificial, e a medicina está descobrindo que estamos pagando caro por isso. O homem, atualmente está dormindo muito menos do que no passado, e além disso, a qualidade do sono piorou consideravelmente.

Os dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul artificial que confunde nosso cérebro, como se estivéssemos de dia (5). Numerosos estudos sugerem que esta luz azul é um disruptor cerebral do ciclo sono-vigília, o qual é fundamental para o funcionamento em níveis adequado de nosso organismo endócrino – metabólico ( 6,7).

Felizmente, todo esse perigo a que estamos expostos tem solução, e existem alguns poucos passos que podem nos livrar da luz azul noturna, trazendo grandes benefícios para nossa saúde.

 

Como o processo funciona:

Luz azul é fundamental durante o dia, porém um desastre à noite:

 

O nosso organismo possui um “relógio” biológico localizado no cérebro, que regula o ciclo circadiano, ou ciclo sono-vigília, responsável por diversas funções em nosso metabolismo (8).

O ciclo circadiano é quem determina quando está na hora de ficar produtivo acordado, e quando ficar com sono para dormir.

O ciclo circadiano não é 100% preciso, e por este motivo ele precisa de “sinais” do ambiente externo para se auto-ajustar. O mais importante sinal que ajusta esse relógio biológico é a luz do dia e a escuridão da noite.

Este fato faz completo sentido evolutivamente, se pensarmos que o período de claridade indica que está na hora de ficar alerta para fazer as atividades diárias, e a escuridão significa o momento de dormir e se recuperar.

Mas nem todo espectro de luz é igual, e é justamente o espectro azul que sensibiliza a retina de nosso olho, que por sua vez envia ao relógio interno o sinal de claridade. Entenda que luz solar e luz branca contém uma mistura de diversos espectros de luz, e por consequência, muita luz azul (10).

Entrar em contato com a luz azul durante o dia, especialmente a luz solar, é muito importante para nossa fisiologia, pois nos impulsiona a estar alerta, melhora a produtividade e o humor (11).

Existem estudos que mostraram sucesso com o uso de terapia com luz azul em casos de depressão, e fontes de luz azul usadas em escritórios podem reduzir a fadiga, melhorar o humor, performance e o sono das pessoas (12, 13, 14).

Mesmo que a luz azul seja uma maravilha durante o dia, sua exposição no período noturno pode ser um completo desastre.

O grande problema é que a grande maioria das lâmpadas usadas em ambientes fechadas e dispositivos eletrônicos emitem grande quantidade de luz azul, que “enganam” nosso cérebro, fazendo-o acreditar que está de dia.

Quando escurece, uma glândula cerebral chamada Pineal secreta o hormônio melatonina, que sinaliza para nosso corpo e cérebro que está no momento de ficar cansado e dormir.

 

A luz azul, tanto solar quanto de dispositivos eletrônicos é extremamente eficiente em inibir a produção desse hormônio melatonina( 15, 16).

Isso significa que em contato com luz artificial nosso corpo não recebe a sinalização apropriada de que é o momento de dormir, reduzindo a quantidade e qualidade de nosso sono.

 

Estudos associaram a supressão da melatonina à noite à diversas doenças, incluindo síndrome metabólica, diabetes e até câncer, assim como a desordens mentais como depressão (17, 18, 19, 20).

 

Muitos especulam que o disruptor de melatonina associado à luz azul seja um dos principais agentes que se escondem atrás de doenças como obesidade, e de muitas outras afecções crônicas que atingem milhares de pessoas no Brasil.

 

Entretanto, a iluminação artificial e dispositivos eletrônicos são tecnologias que fazem parte da rotina do homem moderno, e não irão sair de nossas vidas tão cedo.

 

Felizmente há uma forma de bloquear esta nociva luz azul, impedindo-a de interefir em nosso ciclo sono-vigília natural.

 

Usar óculos que bloqueiam a luz azul são uma simples maneira de solucionar este problema.

 

A maneira mais simples e efetiva de bloquear a luz azul é usar durante a noite o óculos com a lente alaranjada.

Esse tipo de lente bloqueia efetivamente qualquer espectro de luz azul a que estamos expostos, e dessa forma o seu cérebro não recebe a informação equivocada de que devemos estar acordados à noite.

Estudos comprovam que quando pessoas usam óculos “blue blocker”, mesmo usando dispositivos eletrônicos e se expondo a luz artificial, há produção de tanta melatonina quanto ocorreria caso estivessem na escuridão (21, 22).

 

Durante um estudo específico, os níveis de melatonina dos participantes foi mensurado a noite e sendo comparado diante de três diferentes condições luminosas diferentes.

  1. Luz fraca
  2. Luz brilhante
  3. Luz brilhante com uso de óculos de bloqueio de espectro azul

 

O gráfico abaixo ilustra o que ocorreu com os níveis de melatonina nestes três grupos:

índice

 

No grupo exposto a luz brilhante ( “bright light”) ocorreu quase uma supressão completa de liberação de melatonina, enquanto no grupo da luz fraca isso não ocorreu

 

Mas as pessoas vestindo os óculos que bloqueiam luz azul liberou a mesma quantidade de melatonina daqueles que estão sendo expostos à luz fraca. Os óculos bloquearam quase completamente o efeito inibório da luz azul.

Agora a parte divertida … as lentes de bloqueio de luz azul não só mostraram aumento na produção de melatonina, como também estudos sugerem que elas podem causar grandes melhorias no sono e desempenho mental.

Em um estudo, 20 indivíduos foram randomizados para usar ou óculos de bloqueio azul, ou óculos que não bloqueiam a luz azul, por 3 horas antes de deitar. O estudo se estendeu por duas semanas (24).

Os indivíduos usando os óculos de bloqueio azul tiveram grandes melhorias tanto na qualidade do sono como no humor.

Estes óculos também mostraram grandes benefícios no sono de trabalhadores noturnos, quando eles os usaram antes de dormir (25).

Houve também um estudo em pacientes com catarata idosos, mostrando que as lentes de bloqueio azul melhorou o sono e reduziu significativamente a disfunção cognitiva diurna (26).

Em geral, parece bastante claro que o uso de óculos de bloqueio azul à noite é eficaz. Não só na melhora do sono, mas também na melhora do humor e função cognitiva.

 

Dada a enorme importância do sono para nossa saúde, não me surpreenderia se estes óculos também ajudassem a prevenir doenças crônico degenerativas que tanto assolam a saúde do homem do seculo 21, mesmo que ainda não haja estudos de longo prazo sobre o tema.

 

Outras mudanças que ajudam na barreira contra a luz azul:

Há outras maneiras de bloquear a luz azul durante a noite, se você não quiser usar este tipo de óculos.

Uma forma popular é instalar um aplicativo chamado F.lux no seu computador / smartphone.

Este aplicativo ajusta automaticamente a cor e brilho da tela de seu dispositivo eletrônico, baseado no fuso horário da sua região. Quando anoitecer, o aplicativo irá efetivamente bloquear a luz azul da tela, e irá expor uma tela laranja fosca.

Mesmo que não haja nenhum estudo sobre este aplicativo, conheço muitas pessoas que o utilizam, e relatam que melhoraram a qualidade do sono significativamente.

Há algumas poucas atitudes que podem lhe ajudar também:

  • Desligue todas as luzes de seu quarto 1 a 2 hs antes de dormer.
  • Compre uma lâmpada laranja ou vermelha para leitura à noite, pois estas cores não emitem luz azul.
  • Mantenha seu quarto completamente escuro, de modo que você não consiga enxergar um palmo diantes de sua mão.

Também é importantíssimo você se expor de maneira significativa a luz azul durante o dia. Se puder saia ao ar livre, e se exponha a luz solar.

 

O que esperar

Eu tenho uma longa história de problemas com sono. Usualmente me levava 1 hora ou mais pra cair no sono, e na manhã seguinte frequentemente me sentia cansado, com a sensação de precisar de um guindaste para levantar.

 

Há 4 meses atrás, adquiri óculos que bloqueiam a luz azul através do Mercado Livre. Comprei o modelo não coloração âmbar, que não são baratos, mas resolvem de maneira eficiente o problema. Eu uso este óculos.

Coloquei um lembrete em meu celular, onde todo dia as 20:30 tenho que colocar estes óculos especiais. Quando não estão em casa, já sei que assim que chegar, a primeira coisa que faço é vesti-lo.

Depois de usá-lo durante uma a duas horas, começo a me sentir muito relaxado, e naturalmente sonolento.

Desde quando iniciei o uso destes óculos de maneira rotineira, comecei a cair no sono muito mais rapidamente, e pela manhã me sinto muito mais renovado. Meu humor melhorou significativamente, e tenho sido muito mais produtivo durante o dia.

Fica a dica a todos que procuram melhorar a própria saúde com estes artifícios, pois dificilmente haverão estudos duplo cegos, mascarados comparando uma terapia farmacológica, com outra não farmacológica. Isto ocorre pois os laboratórios farmacêuticos são os principais financiadores dos estudos científicos em universidade, e evidentemente,não haverá lucro algum ao se provar cientificamente que bloqueando a luz azul de forma não medicamentosa é muito mais saudável do que com uso de drogas psicotrópicas.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

34 Comentários

  1. Dr. Vitor Azzini disse:

    Não

  2. Dr. Vitor Azzini disse:

    E como vc faria isso amigo?

  3. Lucas disse:

    Comprei esse óculos que colocaram o link aqui nos comentários e gostei muito! Nessa loja eles possuem o óculos tanto com lente laranja quanto com lente incolor sendo que os dois tem a mesma eficiência em função do tratamento antireflexo que o óculos tem para o bloqueio da luz azul.. já estou durmindo melhor!! Segue o link:

    http://www.astrodistribuidora.com/oculos-bloqueador-de-luz-azul-blue-ray-blocker

  4. Márcia disse:

    Olá.
    A lente incolor daz o mesmo efeito que a alaranjada? Obrigado

  5. Dr. Vitor gostei muito do seu artigo, gostaria de colaborar com mais algumas informações científicas que já estão disponíveis na internet. No ano passado a USP e mais algumas Universidades estrangeiras publicaram estudos que comprovam que a luz azul age entre 450-470 nm e por ser uma luz alta energia das ondas eletromagnética acaba se tornando um betabloqueador da melatonina causando dentre outras enfermidades a hiperglicemia e obesidade e tudo demais que você brilhantemente abordou no teu artigo. Anexo o link da USP
    http://agencia.fapesp.br/falta_de_melatonina_causa_obesidade_e_diabetes_aponta_pesquisa/20558/
    No caso da saúde visual ela cria um foco de luz lateral e não no centro da retina como as demais ondas de luz o que pode gerar uma degeneração das celular (mácula da retina) de caráter irreversível. Além de provocar precocemente o aparecimento de cataratas, cegueira notura, CSV, etc.
    O uso de óculos em policarbonato colorido inibe a ação dos o raios UV na faixa de ondas entre 380-400 nm mas não são o suficiente para atenuar a luz azul. Assim sendo além UV faz-se necessário a aplicação de um tratamento de múltiplas camadas (antirreflexo-residual azul) para refletir e atenuar a energia provocada pela onde de luz azul nociva à saúde. Seria interessante obter um laudo desses óculos através de testes submetido no espectrofotômetro para saber em que ondas de transmitância e refletância eles atuam efetivamente. Neste link existe um farto material tecnológico à disposição e as últimas pesquisas sobre o assunto, inclusive sobre as novas lentes disponíveis no mercado.
    http://hunterglasses.com.br/blog/
    No mais parabéns pelo artigo.

  6. lucivaldo lopes da silva disse:

    eu estou querendo compra um oculos desse vc tem ai com vc.

  7. Nicholas disse:

    Dr, muito obrigado pelas informações!

    Sofro muito com insônia e vou testar os óculos indicados. O que acha deste?

    http://www.astrodistribuidora.com/oculos-bloqueador-de-luz-azul-escuridao-virtual-com-lente-incolor-blue-ray-blocker-ca-26126

    Grato,

    Nicholas

  8. Dr. Vitor Azzini disse:

    Esse mesmo

  9. Dr. Vitor Azzini disse:

    Sim, mas são poucos que atendem essa especificação

  10. Dr. Vitor Azzini disse:

    Uso da marca UVEX

  11. Dr. Vitor Azzini disse:

    Ela vai te ajudar sim

  12. Dr. Vitor Azzini disse:

    Valeu Marcos

  13. Dr. Vitor Azzini disse:

    Grato

  14. Dr. Vitor Azzini disse:

    Pode

  15. Dr. Vitor Azzini disse:

    Obrigado

  16. Dr. Vitor Azzini disse:

    Eu sobreponho. Não existe lente de grau no Brasil. Teria que encomendar dos EUA com seu grau, mas sai mais de 300 dolares fora as taxas

  17. Maria Jaidete Pires disse:

    Essa lente bloqueadora de luz azul pode ser usada em óculos de grau?
    Todas as amostras desses óculos que vi na internet são de lentes alaranjadas sem grau.
    Como fazer quem precisa de lentes com correção?
    Ă noite sobrepor as lentes bloqueadoras nos óculos de uso diário?

  18. roberto disse:

    muito bom

  19. Raphael disse:

    Comprei um aqui no Brasil uma vez mas a qualidade era baixa, aí comprei um que vem dos EUA e realmente funciona e tem uma ótima qualidade, recomendo!!! Foi nesse link q eu comprei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761783012-oculos-uvex-blue-blocker-melatonina-luz-azul-melhora-sono-_JM

  20. Rose eu tenho este também só que uso mais o outro. è mais cara mas protege melhor as laterais das vistas pois não passa os feixes do laser azul. Mas de toda forma é uma outra opção. Meu sono melhorou muito e eu hoje não uso mais a melatonia sublingual.

  21. Comprei o meu aqui. Original bem reforçado na caixa e tudo. Melhor que importar. Pois com frete e imposto chega mais barato porém a maioria quebra no caminho pois a caixa é frágil. Eu havia importado e aconteceu isso. Comprei no Brasil neste link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761783012-oculos-uvex-blue-blocker-melatonina-luz-azul-melhora-sono-_JM

  22. CINTHIA YAMASHITA disse:

    Boa noite Dr.,
    Por favor, qualquer óculos com lente laranja serve?

  23. André Luis disse:

    Gostei da publicação.
    Parabéns!!
    DEUS o abençoe!!

  24. Marcos disse:

    Obrigado pela dica doutor.

  25. Maria disse:

    Dr. Vitor,
    esse óculos mencionado pela Rose acima, é o mesmo que o senhor tem e usa? ou ele é só epi? pois quero comprar, e o preço está bom neste site , só fiquei com essa dúvida.
    Grata!

  26. Dr. Vitor Azzini disse:

    Não recebi o link dos óculos Alessandro

  27. Inácio Hermes Bortolotti disse:

    Dr. Tenho uma câmera de infra Red que a luz do visor é muito branca, brilhante, a ponto de eu não enxergar por alguns minutos, após parar a filmagem.
    Este óculos me atenderia, ou qual lente me indicaria?
    Abraço, Inácio.

  28. Dr. Vitor Azzini disse:

    Olá Alessandro,
    Eu comprei na amazon.com

  29. Alessandro Gomes disse:

    Doutor, onde achar este tipo de oculos com armaçao de leitura e lente transparente?
    Já agradeço!

    Alessandro Gomes

  30. Dr. Vitor Azzini disse:

    Oi Rose,
    sim é exatamente este !

  31. rose disse:

    oi,este oculos é aqueles mesmos usados para proteção os famosos epi como este aqui?http://www.dentalspeedgraph.com.br/modelo/oculos-de-protecao-ultraspec-laranja-4422